domingo, 12 de janeiro de 2014





Audrenn, Joël. “a dança da meia-noite” da coleção Menina e Moça”, Publicações Europa-America.   


______________________________________________________________________________

  1. Análise dos Elementos Paratextuais


O autor do livro é o francês Joël Audrenn da editora Publicação Europa-América.Título original do livro “ La Sardane de Minuit”, traduzido para português por Teresa Cardoso e editado por Francisco Lyon de Castro, “ a dança da meia-noite”, é o 21 livro da coleção “Menina e Moça”, podemos encontra na capa como fundo o rosto de uma rapariga, em ponto pequeno no lado esquerdo sobressai-se um casal a olhar para o nascer do sol ainda conseguimos ver como fundo vários tons de azul que nos fazem lembrar o mar. Na contra capa encontramos alguns aspetos relevantes do livro, nas páginas finais deparamo-nos com um curto resumo do próximo livro a sair da coleção e também de outros livros publicados pela editora Publicações Europa-América.     


__________________________________________________________________________________

  1. Recensão (de 350 a 500 palavras)

Claudie, é uma jovem com uma vida perfeitamente normal, que trabalhava com Marion com uma amiga, numa grande empresa em Paris. Estava de férias quando o patrão, Sr. Chalamart descobre que ela lhe seria importante nuns negócios, mandou assim Fred um dos seus empregados atrás dela. Claudie já se encontrava em alto mar com duas amigas suas gémeas, Isabelle e Stéphanie, a descer Loire de canoa, para além de Fred, Sandro um jovem arquiteto que também trabalhava para Sr. Chalamart também a seguia, mas este para se declarar. Fred consegue convencer Claudie a ir com ele para casa do patrão, dizendo que ela e a Malvina, mulher do Sr. Chalamart, são da mesma família, Sandro e as gémeas seguiram a amiga, pois acharam que ali havia segundas intenções.
Claudie também não acreditou na história da família, mas queria saber o verdadeiro motivo pelo qual estava naquela casa rodeada de empregados. Os amigos já sabiam onde ela se encontravam mas esperavam o momento certo para a ajudarem apesar de não terem a certeza se ela se encontrava em perigo. Um dia Sr. Chalamart encontrou os amigos na rua e convidou Sandro para ele o acompanhar até casa para acabar um projeto que ele lá tinha pendente, assim com as duas gémeas para lhe fazerem companhia, eles aceitaram logo pois viram ali uma oportunidade de falar com Claudie.
Quando chegaram as gémeas ficaram na piscina a acompanhar o dono da casa, Sandro dirigiu-se para o escritório para ver o projeto, assim que pode fugiu para ver se encontrava a sua amada. Como iram fugir? Afinal qual era a o interesse de Sr. Chalamart em Claudie?
Para saber as respostas para estas perguntas tem de este livro ler.  
Gostei muito de como o autor escreve, da forma com descreve as personagens assim com lugares e passagens ao longo da história. “ No seu rosto de traços delicados – nariz pequeno, boca muito bem desenhada – eram os olhos que mais chamavam a atenção: olhos esverdeados, talhados numa água-marinha de tons indefiníveis, ora verdes, erro de um azul muito doce que variava com a iluminação ou com o humor da sua proprietária.”        
Esta história é muito interessante para quem gosta de romances bem como aventuras aqui podemos encontra as duas bem relacionadas, foi o primeiro romance que li, adorei e recomendo.



Data: 03 / 01 / 2014


NOME: Cátia Daniela Lopes Vilar                                                                                                 10ºA Nº. 7

Sem comentários:

Enviar um comentário