domingo, 12 de janeiro de 2014




Leitor
Nome: Diogo Silva nº8  turma: A
Data – 03/01/2014
Leitura nº 1
Livro

Título: Contos Humoristicos                                  Editor/Local/Data: Rosto Editor, Lda/agosto de 2011  Autor: Wiiliam Saroyan, V.S.Pritchett, ThomasWolfe, F.Scoot Fitzgerald
 Tradutor: ----
Classificação da obra (Romance / policial / ficção científica / histórias maravilhosas e fantásticas / narrativa histórica / teatro / conto /Poesia / memórias / diário / aventura / documental / outra): Obra de contos

Biografia Sumária do Autor
Saroyan, Wiiliam,2011. O verão do lindo cabalo branco. Rosto editora.
Wolfe, Thomas, 2011. Só os mortos conhecem Brooklyn. Rosto editora.
Fitzgerald, F.Scoot, 2011. Três horas entre dois aviões. Rosto editora.


Resumo do livro (traços gerais; acontecimentos/ideias principais; personagens centrais…)
O verão do lindo cabalo branco: Mourad apareceu de madrugada em casa do seu primo Aram para irem montar a cabalo, era emprestado (roubado) de um senhor que tinha uma vinha distante da cidade. A partir desse dia começaram a montar todas as manhãs mas numa delas encontraram o dono do cabalo a ir a pé para a cidade e desconfiou que aquele era o seu cabalo, os primos ao ver o senhor cansado de andar a pé decidiram devolver na manhã seguinte devolver o cabalo.

Três horas entre dois aviões: Donald foi para uma cidade encontrar um amor de infância que era Nancy. Quando chegou lá foi de imediato procurar Nancy, encontrou-a e ela convidou para ir a sua casa. Passado algum tempo de conversa, beijaram-se mas ela confundi-o com outro Donald que tinha conhecido na infância. Depois de uma pequena “discussão” ele voltou para o aeroporto e voltou para casa.

Só os mortos conhecem Brooklyn: esta um homem á espera do seu comboio quando ve um tipo grandalhão meio bêbado a perguntar como se ia para Bensonhurst, perguntou a um pequenote mas não sabia dizer onde era então foi perguntar ao homem que estava á espera do comboio. O  homem disse que o levava lá, foram para o comboio e tiveram a conversar mas a meio da conversa o homem percebeu que o tipo era meio maluco e saio na paragem seguinte, mesmo não sendo a dele, e deixou o tipo seguir sem sabendo mais o paradeiro dele.


Citações destacadas (passagens apreciadas pelo humor, curiosidade, emoção, comoção, pensamento)
O verão do lindo cabalo branco: destaca-se o facto de os primos ficarem chocados ao ver o dono do cabalo ir sempre a pé para a cidade.

Três horas entre dois aviões: destaca-se o facto humoristico de ela o ter confundido com outra pessoa.

Só os mortos conhecem Brooklyn: destaca-se algumas das aventuras que foram contadas durante a viagem de comboio.


Comentário pessoal (apreciação global do livro; razões para ler ou não ler; traços mais ou menos apreciados; questões sobre as quais me fez reflectir)
Este livro tem contos interessantes, engraçados e com algumas particularidades. Aconselho a ler pois é um livro relativamente fácil de ler e pouco maçador, podemos refletir sobre alguns assuntos tratados em cada conto.


Sem comentários:

Enviar um comentário