domingo, 12 de janeiro de 2014




  1. Referência Bibliográfica da obra lida


Título original: “The Winter King”
Autor: Bernard Cornwell
Ano da 1ª edição: 1995
Editora: Saída de Emergência
Tradutor: Ana Maria Chaves e Paula Teixeira
Ilustrador: Kipper
Género: Ficção Histórica
Série: “As Crónicas de Artur”


__________________________________________________________________________________________

  1. Análise dos Elementos Paratextuais


Ao analisar a obra o Rei do Inverno pude observar que a ação se vai desenrrolando no tempo passado do narrador e por vezes no texto a ação volta para o tempo presente em que o narrador narra a história a sua irmã. No texto também se verificam o uso do calão e de linguagem impropria, que é utilizada principalmente por guerreiros e por gente do povo, tal como por vezes se utiliza linguagem formal usada esencialmente por Artur. Na obra para além de narração também se vê diálogo e por poucas vezes monólogo interior. O narrador Derfel Cardan é autodiegético pois faz parte da ação e revela sentimentos e emoções, tanto suas como das outras personagens.
_____________________________________________________________________________________________

  1. Recensão (de 350 a 500 palavras)
(Faz uma sinopse da obra, destaca alguma personagem, local, aspetos interessantes do estilo da escrita; citações. Termina com a tua posição crítica.)


Tudo começa quando o jovem Derfel Cardan assiste como testemunha, o nascimento do sseu futuro rei, Modred. Uther, o Rei Supremo acaba de saber que seu filho morreu em bataaçha presisamente em que seu neto nasce, mas para grande desespero de sua mãe Norwena, a criança ainda não nasce e apesar de ser crista, manda chamar Morgana uma feitiçeira para ajudar no trabalho de parto. Com ela vem a jovem feiticeira Nimue que resisde no monte Tor tal como Derfel. Estes foram acolhidos por Merlin quando foram abandonados. Derfel era Saxão,e vive desde que se lembra no Tor. O Rei Uther convoca uma reunião de emrgencia com os seus aliados a fim de decidirem que tomaria o poder do reino da Dumnonia quando Uther morresse, pois Modred ainda era uma criança. Artur foi o escolhido. Derfel nornou-se um guerreiro nato e foi um dos principais soldados de Artur. Após muitas lutas travadas com os Blackshields irlandeses e contra os guerreiros Silurianos, Derfel foi enviado para ajudar em Ynys Trebs, pois os francos invadiram essas terras, mas os guerreios de Derfel não sairam vituriosos mas passados cerca de cinco anos Derfel encontra o poderoso Merlin. Artur, por causa de um amor poderoso por uma mulher Guinnevere, leva a que rebente uma guerra entre Dumnonia e Powys. No final com muitas dificuldades os guerreiros dumnunianos saíram vitoriosos.
Será que o famoso guerreiro Artur conseguiu estabelecer paz na Dumnónia? Será que Moderd vai viver até atingir a maioridade? Será que toda esta história foi real?
Um dos locais que eu achei mais fascinates na obra foi a cidade de Ynys Trebs, pois era uma cidade, segundo Derfel, muito culta com muitas parcenças com uma cidade Romana, achei-a fascinate por causa das descrições belas e pela forma como os poetas e os músicos andavam livres pela cidade. Ao analisar a obra o Rei do Inverno pude observar que a ação se vai desenrrolando no tempo passado do narrador e por vezes no texto a ação volta para o tempo presente em que o narrador narra a história a sua irmã. Na minha opinião este é um livro muito completo, sem dúvida um dos melhores livros que já li e não posso de maneira alguma deixar de salientar a capaçidade com que Bernard Cornwell, atarvés das suas palavras consegue cativar os leitores a “agarraen-se” cada vez mais à leitura deste livro fabuloso.  
           




Data: _29___ / 12____ / 2013____


NOME: Renato Amaro_____________________________________________________________ 10ºA Nº. __17_____

Sem comentários:

Enviar um comentário